Avançar para o conteúdo
farmacologia chinesa matéria médica chinesa

O que é a farmacologia chinesa?

Farmacologia chinesa refere-se a todos os produtos de origem vegetal, animal ou mineral descritos na medicina chinesa.

Todas as sociedades desenvolvem conhecimentos profundados da farmacologia geográfica através dos séculos de existência numa dada área.

Muitas vezes esses conhecimentos são catalogados pelos povos locais de forma a garantir a passagem de conhecimento sobre a forma de tratar os seus problemas de saúde.

Qual a diferença com fitoterapia?

Fitoterapia ou fitofarmacologia é o termo mais comum mas também o que leva a mais erros.

Fitoterapia significa terapia pelas plantas (fito) mas na realidade usa-se produtos de origem vegetal, animal e mineral. Logo o termo mais correto seria farmacologia.

A farmacologia chinesa é um tratamento seguro?

É um tratamento perfeitamente seguro desde que prescrito por um terapeuta de medicina tradicional chinesa devidamente formado.

Dê sempre atenção à educação e experiência do seu terapeuta de medicina chinesa.

Na prescrição deve ser dada atenção ao diagnóstico do paciente e medicação que o mesmo já tome.

fitomtcIMG

Tomo medicamentos, logo será seguro tomar suplementos?

Em alguns casos existem interações farmacológicas (farmacodinâmicas e farmacinéticas) entre medicamentos e drogas da farmacopeia chinesa.

Ou seja, é possível em alguns casos, existir inibição do efeito de medicamentos ou sinergia com o medicamento aumentando os seus efeitos clinicos.

A alteração da biodisponibilidade do medicamento também pode ter implicações na forma como o paciente sentirá os efeitos secundários do mesmo.

Por isso é importante tratar-se com um terapeuta de medicina chinesa com boa formação.

Deve falar sempre com o seu médico acerca da toma de farmacologia chinesa ou outros suplementos.

Em que casos esta terapia é mais aconselhada?

É comum o uso de matéria médica ou farmacologia chinesa no tratamento de sintomas de medicina interna (síndrome do cólon irritável, por exemplo), de alergias, em pacientes de foro psicológico ou em casos de dores reumatismais.

Existem outras queixas nas quais a fitoterapia é indicada.

Entre em contacto com a nossa equipa, fale do seu problema e poderemos indicar se este é um tratamento indicado para si!

A farmacologia chinesa é obrigatória nas consultas de medicina chinesa?

É possível tratar-se muitos pacientes sem fitoterapia. Na realidade a maioria dos pacientes tratados na nossa clinica não precisa de farmacologia chinesa.

No entanto cada caso é um caso e deve sempre ter aberta a possibilidade de usufruir dos benefícios da farmacologia chinesa.

A fitoterapia é um tratamento importante na medicina chinesa?

A farmacologia chinesa é o tratamento mais importante na Medicina Chinesa.

Sem dúvida, é o mais usado, aquele que exige mais conhecimentos desenvolvidos de diagnóstico, o que tem um maior leque de aplicações clinicas.

Medicina Tradicional Chinesa

O uso destes suplementos coloca em risco a existência de espécies vegetais e animais?

Em alguns países, especialmente africanos e asiáticos, existem práticas predatórias e pouco controlo governamental que facilitam a corrupção e o uso de espécies em vias de extinção.

Alguns destes problemas são bem conhecidos: agricultura intensiva, caça ilegal, contaminação de fórmulas com metais pesados ou medicamentos, etc…

Nos países ocidentais é mais difícil acontecer pois existe regulamentação a proibir determinadas plantas ou produtos animais nas fórmulas.

Nos países ocidentais o maior risco está relacionado com a compra destes produtos na internet de fornecedores que trabalham fora dos países de venda. Nesse sentido

Na nossa clinica de acupuntura prescrevemos gamas de farmacologia chinesa com selo de qualidade da CEE ou de empresas americanas com fiscalizações feitas por empresas independentes ligadas à FDA (Food and Drug Administration).

Em suma, as fórmulas aconselhadas na nossa clinica não usam qualquer espécie protegida, não usam plantas proibidas e tem controlos de qualidade a garantir a qualidade dos fitofármacos presentes nas formulações.

Tem mais dúvidas para esclarecer?

Tem mais dúvidas que gostaria de ver respondidas pela nossa equipa? Teremos todo o gosto em ajudar.

Para isso basta usar a nossa página de contacto ou os números pessoais que disponibilizámos pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.