beneficios da acupuntura

Beneficios da acupuntura

Existem vários beneficios da acupuntura. Neste artigo vamos destacar alguns deles por serem os mais conhecidos desde o simples relaxamento muscular aos seus efeitos ansiolíticos.

7 Beneficios da acupuntura

Relaxa os musculos

A acupuntura tem uma grande capacidade de relaxamento muscular sendo esta uma das suas principais vantagens no combate da dor ou no relaxamento muscular de atletas.

O relaxamento promovido pela acupuntura também ajuda o atleta a recuperar melhor de lesões desportivas.

Alivia dor

Existem vários mecanismos neurofisológicos associados à acupuntura: libertação de endorfinas endógenas, teoria do portão, ativação/desativação de determinadas áreas cerebrais, alteração da bioquímica local, alterações genéticas que podem permitir ao corpo produzir endorfinas durante mais tempo, etc…

Alguns destes mecanismos ainda estão em discussão, no entanto é natural assumir que os efeitos analgésicos da acupuntura se devem a uma combinação sinérgica de vários dos seus mecanismos neurofisiológicos.

Esta técnica consegue aliviar diversos tipos de dor como a dor muscular, dor neuropatia, dor visceral, etc…

Em primeiro lugar consegue tratar dor muscular, muitas vezes associada a contraturas.

Ou seja, é possível associar os efeitos relaxantes já falados com os efeitos analgésicos.

Em segundo lugar consegue tratar uma série de dores neuropáticas desde herpes zoster, ciática, meralgia parestésica, etc…

O estímulo invasivo da acupuntura no nervo, muito comum na acupuntura tradicional, chama-se neuromodulação periférica nas abordagens invasivas mais contemporâneas.

Em terceiro lugar consegue aliviar queixas álgicas de origem visceral como as dores menstruais ou alguns tipos de dor associada a problemas digestivos.

Efeitos anti-inflamatórios

Um dos mecanismos da acupuntura está relacionado com a sua capacidade de ativar citoquinas anti-inflamatórias e inibir a libertação e citoquinas pró-inflamatórias.

A associação dos seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos fazem com que tenha bons resultados no alivio de sintomas de artroses, artrite reumática ou artrite psoriática.

Aumenta sensação de bem estar

Um dos mecanismos da acupuntura para aliviar dor consiste na libertação de endorfinas endógenas.

Ou seja a acupuntura dá capacidade ao corpo de usar os seus próprios analgésicos.

Estas endorfinas endógenas também promovem uma sensação de bem estar muito grande.

Por outro lado a ação sinérgica de vários beneficios da acupuntura como o combate ao stresse e o relaxamento muscular permitem à pessoa atingir uma sensação de bem estar generalizado.

Esta sensação de bem estar no fundo é a ação sinergia de diferentes mecanismos neurofisiológicos ativados por diferentes técnicas de acupuntura como técnicas de neuromodulação periférica, dermoneuromodelação vagal, harmonização autonómica, etc…

Combate o stress e a ansiedade

O stress está associado a uma série de doenças cardiovasculares e psiquiátricas.

Sabemos que o stress pode estar na origem de depressões ou gerar as condicionantes necessárias para um AVC.

A acupuntura alivia ansiedade e combate o stress ajudando a pessoa a relaxar mais.

Os efeitos da acupuntura na ansiedade são particularmente notáveis.

tratar paralisia facial com acupuntura

Ajuda-te a dormir melhor

Não só alivia ansiedade e stress mas a acupuntura também tem resultados muito bons no tratamento da insónia.

Na Inglaterra é comum avisarem-se os pacientes para não conduzirem após uma sessão de acupuntura pois podem ficar mais sonolentos.

A acupuntura tem melhores efeitos no alivio a ansiedade do que no tratamento da insónia e por vezes serve como adjuvante de matéria médica no tratamento esta última queixa.

No entanto observam-se realmente efeitos clínicos muitos interessantes com algumas modalidades desta técnica invasiva.

Lesões músculo-tendinosas

A acupuntura tem sido amplamente usada na reabilitação de lesões musculares e tendinosas.

Tanto no tratamento de tendinites como futuras musculares.

Os efeitos nestes problemas são tão positivos que a acupuntura tem sido amplamente adotado por fisioterapeutas com especialidade no desporto.

Técnica de fisioterapia invasiva como eletrólise percutânea são um exemplo. É acupuntura elétrica com estímulos dolorosos para tratar problemas específicos.

acupuntura na dor

Beneficios da acupuntura pelas palavras dos pacientes

“Quando iniciei o tratamento com o Nuno, sofria de insónias recorrentes e stress.A sua intervenção foi fundamental para ultrapassar ambas as situações” Rosani Faria

“Tenho muitos problemas de coluna e sofro com muitas dores, decidi pela primeira vez experimentar a acupunctura para ver se tinha algum alivio, dirigi-me a Clínica do Dr Nuno Lemos … em apenas duas sessões sinto uma diferença enorme na coluna, quando antes tinha dores intensas todos os dias, agora estou quase um mês sem ter aquelas dores que me privavam de viver um pouco a minha vida.” Ana Lourenço

“Depois de muitos meses de fisioterapia ao joelho, decorrentes de lesão do ligamento cruzado e menisco interno, a acupuntura traduziu em melhoria significativa e redução drástica dos sintomas de dor” Melanie Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.