tratar meralgia parestésica dialogar com médicos

O que é a meralgia parestésica?

Esta patologia é caracterizada pela presença de dor tipo queimadura, dormência, formigamento ou diminuição de sensibilidade na face externa da coxa devido a lesão do nervo lateral femoral cutâneo da coxa.

Neste caso existe uma compressão do nervo que inerva toda aquela região de pele.

Essa compressão pode estar ao nível do ligamento inguinal mas também pode ser provocada por músculos ou alterações na coluna que podem provocar lesão das raízes nervosas.

Regra geral ocorre em pacientes obesos ou que usem cintos muito apertados e agrava quando o paciente caminha muito ou fica muito tempo em pé.

Alguns pacientes referem agravamento quando tem de carregar pesos.

Como tratar meralgia parestésica?

Existem vários tratamentos disponíveis para esta maleita.

Na clinica de acupuntura em Lisboa advogamos o uso combinado de acupuntura e osteopatia sendo os resultados muito satisfatórios.

definir acupuntura fisioterapia

As vantagens de técnicas invasivas

Uma combinação de acupuntura contemporânea e acupuntura elétrica parecem funcionar muito bem no alívio dos sintomas.

A abordagem da acupuntura permite combinar diversos estímulos neurmodeladores a nível do dermátomo e do nervo.

Também facilita o relaxamento de estruturas musculares que façam interfaces anatómicas com o nervo.

As vantagens das técnicas manuais

Associada a algumas técnicas de osteopatia funcional podem dar um aumento de melhoria sintomática relevante.

Técnicas Músculo-energéticas permitem aliviar contraturas musculares e descompensações locais que promovam compressão nervosa.

O uso de técnicas neurodinâmicas ajuda a restabelecer as propriedades neuro-mecânicas do nervo ajudando a aliviar os sintomas.

As vantagens do exercício

Existem alguns procedimentos que o paciente pode realizar no dia a dia para aliviar os sintomas.

Alongamentos específicos e técnicas neurodinâmicas ativas são dos melhores exercícios que pacientes com estas queixas podem fazer.

Baseado nesta combinação de acupuntura e osteopatia desenvolvemos guidelines de abordagens ao sintomas do paciente que permitem tratar meralgia parestésica com grande eficácia.

O que posso fazer para acalmar os sintomas de meralgia parestésica?

Antes de tudo deve visitar o seu médico. Ele deve estar sempre em conhecimento dos seus sintomas e dos tratamentos que faz.

Em segundo lugar deve perder peso pois é muito importante e é o que dificulta mais a recuperação de pacientes mais velhos com excesso de peso.

Em terceiro lugar deve usar roupa mais larga de forma a diminuir qualquer compressão mecânica existente que possa afetar o nervo.

Finalmente não se esqueça de fazer exercícios de alongamento dos músculos da anca.

Na nossa clinica em Lisboa ensinamos os nossos pacientes a fazerem os exercícios mais relevantes para alívio sintomático.

fratura do punho

O que dizem os estudos clínicos e a nossa experiência clinica

Existem vários relatos clinicas da eficácia da acupuntura no tratamento da meralgia.

Um estudo baseado na recolha de casos clinico mostrou que existia melhoria das queixas de pacientes com sintomas de meralgia tratados com acupuntura.

Outro relato de caso clinico, integrando diversas formas de acupuntura e técnicas de libertação miofascial, mostrou grande melhoria após 5 sessões.

Os estudos existentes até à data são muito limitados.

Até ao momento não existem estudos duplo cegos mas os diversos relatos publicados em revistas cientificas ou em sites de clinicas especializadas parecem sugerir uma eficácia interessante na combinação destes tratamentos.

A nossa experiência clínica tem apresentado resultados muito interessantes.

Em 6 casos clínicos, 5 foram tratados com grande sucesso e um não respondeu aos tratamentos, resultando uma taxa de eficácia de 83,3%.

17% dos pacientes voltaram à clinica após 1 ano para novo tratamento.

1 paciente veio inicialmente tratar cervicalgia e lombalgia. Depois de tratado com sucesso foi feito um tratamento para sintomas idênticos aos da meralgia parestésica que entretanto tinham surgido.

Os nossos pacientes fizeram uma média de 6.66 consultas de técnicas integradas, sendo que uma pequena percentagem precisou de fazer tratamentos mensais de acompanhamento.

Casos Clinicos

Tratar meralgia parestésica com osteopatia e acupuntura

Paciente do sexo masculino, 40 anos de idade, recorreu às consultas na nossa clinica devido à presença de dormência na face lateral da coxa.

No passado já tinha sentido sensação de queimadura local mas atualmente só sentia dormência.

Para tratar este paciente foram usadas técnicas osteopáticas com vários objetivos: (1) descoaptação articular; (2) mobilidade articular, (3) ativação muscular e (4) neurodinâmicas.

A estas técnicas foram adicionadas abordagens invasivas com acupuntura elétrica focada no estímulo dos dermátomos e estruturas anatómicas mais profundas relevantes.

Foram aconselhados exercícios especificos ao paciente de forma a combater os sintomas.

O paciente respondeu positivamente aos tratamento notando uma melhoria significativa dos sintomas ao longo de 4 consultas.

Ao final das 4 consultas o paciente decidiu interromper os tratamentos.

Testemunhos de pacientes que trataram meralgia parestésica

“Eu era relativamente céptico em relação aos resultados da acupuntura. Nunca tinha experimentado. Consultei o Nuno porque vi aqui no google boas criticas.

Eu tinha uma meralgia que é uma dormência na zona exterior da coxa. Comecei por consultar médicos convencionais para perceber como tratar este meu problema.

Os médicos tiveram alguma dificuldade em perceber o que eu tinha. O diagnóstico do Nuno foi imediato e comecei os tratamentos com ele, enquanto mantive as consultas com neurologista e ortopedista.

O neurologista disse-me que a meralgia não era grave e que não havia grande tratamento a fazer, que as pessoas vivem com essa dormência, mas não havia propriamente medicação, a não ser que piorasse, nesse caso dar-me-iam medicação.

Ao fim de 3 consultas com o Nuno a dormência estava reduzida para metade. Ao fim de 5 consultas, desapareceu por completo.

O Nuno é um incrível profissional, recomendarei a toda a gente e tenho a certeza que voltarei a recorrer às suas consultas sempre que precisar.” Michel Simeao

“Depois de várias tipos de tratamento sem sucesso recorri aos serviços de acupuntura do Dr. Nuno Lemos para tratar uma meralgia parestesica. Depois dos primeiros tratamentos comecei a sentir grandes melhorias.

Ao fim de poucos meses os sintomas tinham desaparecido completamente. Passado quase um ano os sintomas voltaram e recorri mais uma vez aos tratamentos de acupuntura, novamente com grande sucesso na redução da dor e dormencia causados pela meralgia.” Diogo Botelho

Departamentos acupuntura lisboa

Reflexões finais sobre como tratar meralgia parestésica

Esta patologia pode ser bastante desconfortável para o paciente e afetar seriamente a qualidade de vida tanto pela intensidade, permanência ou altura de agravamento dos sintomas.

Existem fatores que claramente agravam a situação como a obesidade e a falta de exercício.

No entanto também podem existir tratamentos que ajudem a aliviar as queixas e a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Nós acreditamos que uma combinação bem pensada de técnicas manuais, técnicas invasivas e exercícios específicos conseguem obter esses resultados.

Se tiver alguma dúvida use os nossos contactos. Acreditamos que o nosso conhecimento e experiência podem ser benéficos à sua qualidade de vida.